A comunicação e a confiança são o ponto principal do processo de reabilitação. É reconfortante saber que as relações sexuais não machucarão a estomia - nem você. Compartilhe seus sentimentos com seu parceiro e também responda às dúvidas dele ou dela. Com o tempo e uma atitude positiva, você pode desfrutar de uma relação sexual mutuamente satisfatória.
Dicas para melhorar sua intimidade
- A confiança é a chave para uma intimidade tranquila. Quanto mais você conversar com o seu companheiro sobre o estoma, de como se sente e do que precisa, mais forte será a ligação entre vocês.
- Já diz um ditado antigo verdadeiro: O modo como você se vê influencia o modo como as pessoas o veem. Dê um tempo após a cirurgia para reconhecer as mudanças pelas quais seu corpo passou, analise suas emoções sobre o modo como se sente após a cirurgia e compartilhe seus sentimentos seu(sua) parceiro(a). Você verá que a aceitação de seu corpo após a cirurgia, ocorrerá com o tempo.
- A estomia não possui terminações nervosas; portanto, você não sentirá dor e nem outras sensações, porém pode sangrar um pouco caso esteja irritado, ou seja, friccionado. Tentar posições diferentes pode ajudá-lo a evitar esses tipos de problemas.
- Esvazie a bolsa antes de iniciar a relação sexual. Se preferir, você poderá utilizar neste dia uma bolsa mais discreta.
- Caso você sinta insegurança durante os momentos de intimidade, cubra a bolsa com uma lingerie ou uma capa para bolsa.
Para Mulheres
- Se você utiliza “a Pílula,” talvez tenha que mudar o controle de natalidade, especialmente, se fez uma ileostomia. Os contraceptivos orais quase sempre não são absorvidos com o intestino delgado menor. Converse com seu médico ou enfermeira estomaterapeuta sobre a melhor maneira de evitar uma gravidez.
- Após a cirurgia, muitas mulheres apresentam um ressecamento vaginal. Tente utilizar um lubrificante íntimo ou converse com o médico sobre outras opções de tratamento do ressecamento vaginal.
Para Homens
- Alguns homens podem apresentar sintomas de disfunção erétil ou incapacidade de ejacular, logo após a cirurgia. Não se preocupe!! Isso pode ocorrer com frequência. A disfunção pode estar relacionada à cirurgiaou a ansiedade durante as trocas de carícias íntimas. Caso os problemas para manter a ereção persistam, converse com o seu médico ele poderá ajudá-lo.