Cirurgia de Urostomia

A urostomia é a exteriorização dos condutos urinários na parede abdominal permitindo a eliminação da urina constante por gotejamento, portanto, é necessário o uso de uma bolsa coletora com válvula antirrefluxo e torneira de drenagem na parte inferior, auxiliando no esvaziamento da urina no decorrer do dia.

algoritmo-ostomy-convatec-cirurgia-de-urostomia-1

Conduto Ileal
O conduto ileal é o tipo mais comum de urostomia e isso significa que foi necessário remover a bexiga devido à doença ou lesão.

Nessa cirurgia e removido uma porção pequena do intestino delgado, onde a parte distal é fechada por grampeamento, os dois ureteres que transportam a urina dos rins são conectados nesta porção do intestino e a parte proximal exteriorizada através da parede do abdome originando o estoma, conhecido como urostomia.

Ureterostomia
É a exteriorização de um ou dos dois ureteres através da parede do abdome, formando um estoma. Geralmente são estomas temporários.

algoritmo-ostomy-convatec-cirurgia-de-urostomia-2

Referência:

  • Tomaselli N, McGinnis DE. Urinary diversions: surgical interventions. In: Colwell JC, Goldberg MT, Carmel JE. Fecal and Urinary Diversions: Management and Principles. St Louis, MO: Mosby-Year Book; 2004:184-204.