Dependendo do seu problema de saúde, o médico irá exteriorizar uma porção do seu intestino ou condutos urinários normalmente na parede do abdômen. Se for removido à bexiga (urostomia), parte do intestino delgado (Ileostomia) ou parte do intestino grosso (colostomia) construindo um novo caminho para a eliminação incontinente de fezes ou urina.
Esse procedimento cirúrgico chama-se Estomia e trata-se de uma abertura ou “boca” utilizada para indicar a exteriorização de qualquer víscera oca através do abdome, neste caso, será uma porção do intestino ou dos condutos urinários. Na maioria dos casos, a construção da estomia soluciona o seu problema de saúde permitindo uma vida plena.
O que é uma estomia?
É uma abertura ou “boca” feita cirurgicamente no abdome desviando o trânsito normal do conteúdo intestinal ou urinário.1
Vários fatores podem contribuir para construção de uma estomia, como:²
- Câncer de Cólon, reto ou bexiga.
- Doença Inflamatória Intestinal (DII) como a doença de Crohn e Colite Ulcerativa.
- Polipose adenomatosa familiar.
- Anomalias congênitas.
- Ferimentos penetrantes e outros traumas no abdome
- Espinha bífida ou outras condições congênitas
- Obstrução do ureter
Dependendo da causa a estomia pode ser temporária (tem a possibilidade reconstruir o trânsito intestinal) ou definitiva.2 O médico esclarecerá qual o tempo de permanência do sua estomia.
Há 3 tipos principais de estomias:
- Colostomia (intestino grosso)
- Ileostomia (intestino delgado)
- Urostomia (trato urinário)
A partir da confecção da colostomia, ileostomia ou urostomia será perdido o controle esfincteriano, portanto o conteúdo eliminado do seguimento urinário e intestinal será continuo através de um equipamento coletor discreto, aderida ao abdome. Existem diversos modelos de equipamentos coletores para cada tipo de estomia associado ao seu estilo de vida.
É muito importante cuidar adequadamente da estomia e se certificar que a bolsa coletora em uso (equipamento coletor) é o adequado para você. Caso tenha dúvidas, Selecione o tipo de estomia acima para compreender:
- Cuidados com a sua estomia
- Como lidar com a eliminação do efluente através da estomia
- Como preservar e tratar a pele periestoma
- Como o equipamento coletor selecionado afeta sua vida diária
1 - An overview of the ostomy market and ConvaTec's ostomy model. Global Business Intelligence Analysis 2004. October, 2004. Data on file, ConvaTec.
2 - A-Malik R, Clarke N, Pearse I, Carlson GL. Intestinal and urological stomas: surgical aspects. In: Lyon CC, Smith AJ, eds. Abdominal Stomas and Their Skin Disorders: An Atlas of Diagnosis and Management. London, UK: Martin Dunitz; 2001:1-20